Sem categoria

Guarda Mirim promove semana de prevenção ao suicídio e valorização da vida

guarda mirim1

Colaboradores da Guarda Mirim mobilizados para semana de prevenção ao suicídio e valorização da vida

A Guarda Mirim de Foz do Iguaçu abriu, na manhã desta segunda-feira (23), as atividades da Semana de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida. A intenção, segundo o presidente Hélio Cândido do Carmo, é dispertar através do diálogo e da interação, novas e melhores perspectivas entre os jovens.

De acordo com o a página da Campanha Setembro Amarelo, todos os anos são registrados aproximadamente 12 mil suicídios no Brasil. Uma projeção indica que, até 2020, poderá haver um incremento de 50% na incidência anual de mortes por esta causa.

Roda de conversa com os adolescentes sobre como prevenir e identificar comportamentos suicidas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. “Infelizmente, todo ano, nos atendimentos realizados pelos técnicos da Guarda Mirim, se percebe o aumento de casos de tentativas de suicídios, ideações suicidas e automutilações”, diz Hélio do Carmo.

Em 2018, a instituição decidiu aplicar um questionário com 500 dos adolescentes. As questões abordavam temas sobre satisfação da vida. “As respostas confirmaram nossas percepções”, lembra o presidente da Guarda Mirim.

Palestra sobre motivadores a preservação da vida na adolescência

Pelo menos 24% dos participantes da enquete informaram que já haviam praticado automutilação, 44% revelaram em algum momento da vida, ou atualmente, ter apresentado ideações suicidas e 17% já haviam tentado o suicídio.

Panorama
Pensando nas demandas da organização, foram programadas atividades para o mês de setembro, uma delas é o concurso de redação e desenho com o tema “Valorização da Vida”. “Com isto, vamos trabalhar a temática de forma lúdica, trocando informações e experiências, provocando a sensibilização e mobilização dos assistidos, orientando eles a buscarem ajuda”, ressalta a psicologa Guarda Mirim, Ana Paula da Rosa.

Atividades recreativas que reforçam a cooperação mutua.

Na semana do dia 23 à 27 de setembro (segunda à sexta-feira, respectivamente), acontecerão rodas de conversa, apresentações artísticas, atividades esportivas, oficinas de auto-maquiagem e barbearia, informa Ana Paula.

A programação inclui ainda palestras sobre o prevenção ao suicídio e valorização da vida, onde vários profissionais, de diversas áreas de atuação estarão disponibilizando um pouco do seu tempo para partilhar seus conhecimentos com os aprendizes.

Concurso de desenho 1 lugar: Vitória Fernanda R. Aguirre; 2 lugar: Nicole da Silva Schmidt e 3 lugar: Rafaella de Paula Cardoso
Mural de todos os desenhos analisados pela comissão

Fonte: https://www.setembroamarelo.com/
Relatório de Atividades da Guarda Mirim 2018.

NOTÍCIA RETIRADA DO SITE: Cabeza News, clique para acessar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *