Perguntas Frequentes

O que é a Guarda Mirim?

  • A Guarda Mirim de Foz do Iguaçu – GMFI trata-se de uma associação com fins não econômicos e de assistência social instituída em 26 de julho de 1977 pela Senhora Lea Leone Vianna. Trata-se de uma organização não governamental, ou seja, não pertence ao Município, Estado ou Governo Federal. Para maiores informações clique aqui e veja o Estatuto Social da Guarda Mirim.

Como funcionam as inscrições?

  • As inscrições ocorrem todo ano de 15 a 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, podendo ser realizada pelo adolescente ou por seu responsável legal. Para tanto, faz-se necessário: documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovante de matrícula escolar e comprovante de residência, como também um número de telefone para contato. Todos os documentos são do adolescente. Destaca-se que na data da inscrição o adolescente deve ter 14 anos completos até 17 anos. Para maiores informações clique aqui.

Quem mantém a Guarda Mirim

  • A base dos recursos financeiros para manutenção das atividades tem origem na Taxa Administrativa cobradas exclusivamente das empresas parceiras, aquelas que contratam os aprendizes, qual equivale a aproximadamente 70%. Os 30% restantes são oriundos de editais de projetos e convênios com poderes públicos, como também uma mínima parte destes de doações de pessoas físicas e jurídicas. Para maiores informações clique aqui e veja o relatório de atividades da Guarda Mirim.

A Guarda Mirim funciona como uma agência de emprego?

  • Não. A Guarda Mirim realiza o Programa de Aprendizagem, para tanto, deve o adolescente estar estudando e frequentando o curso oferecido pela instituição para poder trabalhar, caso contrário, será desligado do programa. Para maiores informações clique aqui e veja o Manual do Programa de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego.

O que o adolescente faz na Guarda Mirim?

  • Além do curso ofertado pela instituição e todo o acompanhamento de seu desenvolvimento tanto no curso quanto na empresa, o adolescente tem a oportunidade de ter orientação escolar, acesso a sala de leitura, a oficina de música, esporte, lazer, serviços de enfermagem, atendimento psicológico e social, além de poder realizar suas refeições – café da manhã, almoço e lanche da tarde – na entidade.

Quanto é cobrado do adolescente?

  • Absolutamente nada. O Programa é totalmente gratuito aos usuários, inclusive as refeições.

Se eu faltar no curso, a Guarda Mirim fica com o dinheiro?

  • Não. Tanto as faltas não justificadas no curso quanto na empresa parceira são descontas do adolescente, e não são cobradas da empresa, ou seja, não há pagamento dessas horas ao adolescente nem à Guarda Mirim.

Quando tempo dura o contrato de aprendizagem?

  • Atualmente a Guarda Mirim adota o contrato de 16 meses, com carga horária diária de 04 horas. Clique aqui e acompanhe o Catálogo Nacional da Aprendizagem Profissional.