Sem categoria

Capacitação dos Conselheiros Tutelares Eleitos

Teve início nesta terça-feira (03) e segue até a próxima segunda (09) o curso de capacitação voltado aos conselheiros tutelares e suplentes eleitos no dia 6 de outubro. As aulas serão ministradas por gestores públicos, entidades assistenciais e órgãos de direito na sede da Guarda Mirim, na R. Tadeu Trompschinski, 56.
O curso de formação, com 40 horas, integra a quarta e ultima etapa do processo de escolha dos conselheiros tutelares. A primeira fase aconteceu em julho deste ano com uma prova de conhecimentos gerais e específicos; em agosto os candidatos precisaram comprovar experiência na área de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente para poder concorrer à eleição; e por fim, no dia 6 de outubro, 10 conselheiros foram eleitos pela população de Foz do Iguaçu.
“A legislação prevê que o processo de escolha dos conselheiros seja feito pela população. No entanto, o município, através do CMDCA, faz uma seleção prévia, garantindo desta forma a qualidade do serviço”, explica o coordenador da Comissão de Capacitação, Gabriel Rugoni Machado.
Para poder tomar posse, os titulares e suplentes devem ter frequência mínima de 75% no curso. Entre os temas abordados estão os serviços de proteção ofertados às crianças e adolescentes no município, bem como os serviços nas áreas de saúde, educação, esporte e assistência social, acolhimento institucional, programa família acolhedora, Rede Proteger, Núcleo de Proteção à Criança a Adolescentes Vítimas de Crimes (NUCRIA), Delegacia do Adolescente, entre outros. Ao todo, 10 conselheiros tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020.

FONTE: PREFEITURA DE FOZ DO IGUAÇU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *